Pedagogia
A primeira pesquisa com adolescentes com idade média de 13 anos, a conclusão da autora foi que a dificuldade de aprendizagem não estava só relacionada com o ambiente na escola e sim também com problemas emocionais que necessitaria de acompanhamento psicológico.
A criança com problemas de aprendizagem pode desenvolver sentimentos de baixa autoestima e inferioridade, que muitas vezes nem são percebidos pelos membros familiares, e com o decorrer do crescimento desse jovem pode acarretar em problemas futuros na sua via pessoal, e também na profissional. A vida familiar , o ambiente em que esse jovem vive, pode acarretar em sérias consequências em sua vida. A forma como os pais encaram a paternidade e as práticas educativas que utilizam fazem parte do processo que sofre a influencias de diversas variáveis como características dos próprios pais, que acabem se tornando características dos filhos. A interação desses fatores leva pratica parentais que agem, direta ou indiretamente, nos comportamentos, sentimentos e habilidades dos filhos.
Pesquisas de segmentos realizadas entre meninice e a adolescência, apontam que crianças que apresentam comportamento agressivo, mesmo que controlados, naquela fase, continuavam a apresentar tais comportamentos na adolescência, sendo estes comportamentos características da meninice. Então mostra que mesmo o comportamento agressivo controlado quando criança, às vezes pode voltar à tona na adolescência e ate no decorrer da vida do jovem.
Foi feita uma pesquisa com adolescentes com o consentimento dos pais para investigar a associação entre a situação atual do adolescente e as condições pessoais ambientais. Foram repartidos em dois grupos, os de jovens com problemas adaptativos em sociedade e ambiente escolar sério e o segundo grupo com jovens com boas adaptações em sociedade e em ambiente escolar.
Foram analisados por uma psicóloga com formação em psicopedagogia.
A avaliação clinica mostrou