Pedagogia
1. 36ª edição, 2007
CONHECER/CONHECIMENTO
2. A) A competência técnica - cientifica e o rigor de que o professor não deve abrir mão no desenvolvimento do seu trabalho, não é incompatível com a amorosidade necessária ás relações educativas. essa postura ajuda a construir o ambiente favorável á produção do conhecimento onde o professor e o mito que se cria em torno de sua pessoa vão sendo desvalidos ,e preciso aprender a ser coerente.(pagina 10) É preciso, sobretudo, e ai já vai um destes saberes indispensáveis, que o formando, desde principio mesmo de sua experiência formadora, assumindo-se como sujeito também da produção do saber, se convença definitivamente de que ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua produção ou a sua construção. (capitulo 01,pagina 22,23)
PAPEL/FUNÇÃO/SER PROFESSOR
B) O necessário é que, subordinado, embora, á prática “bancaria” o educador mantenha vivo em si o gosto da rebeldia que, aguçando sua curiosidade e estimulando sua capacidade de arriscar-se, de aventurar-se de certa forma o “imuniza” contra o poder apassivador do bancarismo. Neste caso, é a força criadora do aprender de que fazem parte a comparação, a repetição, a constatação, a duvida rebelde, a curiosidade não facilmente satisfeita, que supera os efeitos negativos do falso ensinar.(capitulo 01,pagina 25) Percebe-se, assim, a importância do papel do educador, o mérito da paz com que viva a certeza de que faz parte de sua tarefa docente não apenas ensinar os conteúdos, mas também ensinar a pensar certo (capitulo 01, pagina 26,27).
PAPEL/FUNÇÃO/SER ALUNO
C) A esperança de que professor e alunos juntos podem aprender ensinar, inquitar-se produzir e juntos igualmente resistir aos obstáculos a nossa alegria. (capitulo 02, pagina 73) Com a curiosidade domesticada posso alcançar a memorização mecânica do