pedagogia todos por uma educação melhor
1 INTRODUÇÃO 3 2ª etapa: 5
2 CONCLUSÃO 7 REFERÊNCIAS 8
1 INTRODUÇÃO
Este trabalho tem por objeto de estudo a utilização e avaliação dos testes diagnósticos da alfabetização, aos alunos das series iniciais do Ensino Fundamental da rede pública. Esse processo avaliativo escolar interessa aos professores alfabetizadores de maneira especial, pois está presente no seu cotidiano por meio do currículo ou pela realização de testes externos que avaliam competências da alfabetização. Desde a implementação do Saeb em 1990, alguns indicadores apontavam para problemas graves na eficiência do ensino das redes de escolas brasileiras, como os baixos desempenhos em leitura, demonstrados pelos alunos. Em face de tal realidade, o Governo Federal e muitos governos estaduais e municipais têm empreendido esforços no sentido de reverter esse quadro.
Para melhorar a qualidade de ensino é imprescindível que as praticas docentes sejam de qualidade, sempre buscando recursos, meios e propostas que instigue despertando o interesse dos alunos, mas só isso não é suficiente, precisa-se de estrutura, espaço físico e interesse, tanto por parte dos docentes, quanto dos alunos, da família, quanto do governo.
Preocupados com essa qualidade de ensino, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, o INEP, criou o Sistema de Avaliação da Educação Básica – SAEB, a Provinha Brasil e a Prova Brasil, com o intuito de avaliar os índices de aprendizagem em nosso país. Não são obrigatórias e nem classificatórias. O certo é que tanto uma quanto as outras permitem aos professores, os gestores, os munícipios, os estados e o país, obter mais informações que auxiliem o monitoramento e a avaliação dos processos de desenvolvimento no processo ensino aprendizagem nas escolas públicas brasileiras.
A partir dos resultados