Educação integral e seus desafios
Adeliane de Souza e Silva
EDUCAÇÃO INTEGRAL E SEUS DESAFIOS
Dóris de Fátima Carneiro
Uberlândia
2014
PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO
Adeliane de Souza e Silva
EDUCAÇÃO INTEGRAL E SEUS DESAFIOS
Trabalho final de conclusão de curso
Formação pela escola – Competências
Básicas
Dóris de Fátima Carneiro
Uberlândia
2014
Resumo
Este artigo tem como objetivo apresentar reflexões acerca da educação integral, assunto que vem sendo muito debatido atualmente e tornando-se como um dos desafios da educação escolar. Ela já se constituiu como uma realidade em algumas unidades educacionais públicas brasileiras e caracteriza-se pela ampliação da carga horária dos alunos na escola.
A concepção de Educação Integral foi introduzida no Brasil na primeira metade do século XX. A ampliação da jornada escolar não visa somente elevar os índices de aprendizagem, mas também trazer à tona o papel da convivência familiar e comunitária, ambas imprescindíveis para o pleno desenvolvimento do ser humano. Nessa perspectiva, todos – escola, família, comunidade e a própria cidade –, são educadores e aprendizes de um mesmo e colaborativo processo de aprendizagem.
A educação integral em jornada ampliada no Brasil é uma política pública em construção e um grande desafio para gestores educacionais, professores e comunidades que, ao mesmo tempo, amplia o direito à educação básica e colabora para reinventar a escola.
Embora existam experiências positivas na oferta de educação integral, esbarramos no fato de que algumas escolas não possuírem estrutura física adequada ao atendimento dessas crianças no contraturno.
Palavras chave: Educação integral; Programa Mais Educação; Estrutura Física.
Segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDBN/1996, a