Pedagogia Institucional e Inteligências Múltiplas
A pedagogia institucional foi criada há 60 anos, por Fernand Oury, e é uma vertente revolucionária da educação, foi ela a responsável pelo desencadeamento de uma nova forma de ver a cultura e a educação. Ela diversifica o papel dos professores e atribui importância ao sistema educativo. Um aspecto importante dessa pedagogia é o ensino mútuo entre professores e alunos. O professor deve saber utilizar as riquezas do meio para ensinar a ler, escrever e contar.
Essa pedagogia surgiu como o exemplo de educação que respeita o desenvolvimento e as diferenças de cada criança, inclusive dando inclusão à os alunos especiais, despertando responsabilidade, justiça e solidariedade dos alunos.
O texto estudado é um tipo de pesquisa feita por uma professora e relata muitas coisas sobre a P. I. Em sala, cada aluno fazia uma tarefa diferente e a professora dava a devida atenção a cada um. É importante notar que quando um aluno questionava sobre algo, a professora não lhe dava a resposta, mas o ajuda a chegar à resposta. É citado no texto, que alunos com problemas de aprendizagem iam para o atendimento individual com uma professora especializada.
Os alunos usavam um tipo de sistema de faixas (faixas de comportamento), que são faixas de diferentes cores e representam em que nível cada um está. Na reunião do Conselho de Classe relatada pela professora no texto, os alunos mostravam, devidamente encaixados em sua cor de faixa, o que fazer se um aluno cai. O sistema de faixas pode ser utilizado no incentivo à aprendizagem, mas na Marie Curie, era exclusivamente para o comportamento.
A Pedagogia Institucional é importante para a aprendizagem porque mostra que cada aluno é único e que todos devem ser encaixados. Podendo-se concluir que essa pedagogia engloba a todos na escola, mesmo com toda a diversificação existente nos alunos.
A importância das Inteligências Múltiplas na era das Universidades
Inteligências múltiplas é um