Pedagogia Empresarial
No final da década de sessenta início da década de setenta o pedagogo começou a ser chamado para atuar em empresas, pois nessa época a classe trabalhadora se encontrava despreparada para o desenvolvimento industrial, os trabalhadores não acompanhavam os mutações que estavam ocorrendo no trabalho, decorrentes de transformações da tecnologia e as escolas se encontravam despreparadas para atender os perspectivas deste desenvolvimento. Portanto, buscaram-se outros mecanismos fora da escola formal para formar os trabalhadores que se adequassem as mudanças. Assim, a formação dos profissionais passou a ser cada vez melhor no local de trabalho através de treinamentos intensivos, coordenados pelas instituições ou pela própria empresa.
O pedagogo empresarial é uma tentativa de introduzir o trabalho docente as mesmas estratégias que são utilizadas dentro da empresa, para que no final se obtenha melhores resultados no trabalho.
O objeto desencadeado na pedagogia empresarial enfoca primeiramente em conhecer seu ambiente de trabalho, os funcionários e seu modo de desenvolvimento. Para isso o pedagogo pode se apresentar práticas e teórica as funções de treinamentos e desenvolvimento pessoal, bem como sua utilização para alcançar objetivos organizacionais. Transmitir técnicas de levantamento de necessidades, elaboração, mensuração, programas de treinamento. E também compreende certos conhecimentos como filosofia, sociologia, psicologia, das relações humanas e técnicas envolvidas no sistema organizacional da empresa.
As habilidades do educador, seu poder de