Pedagogia empresarial
Aline Pereira de oliveira1
ROSANE DA SILVA COUTO 2
1UGB – CENTRO UNIVERSITÁRIO GERALDO DI BIASE alineoliveira@ugb.edu.br 2UGB – Centro Universitário Geraldo Di Biase rosane.couto@ugb.edu.br Resumo: Este artigo tem como objetivo mostrar a realidade da educação brasileira e os desafios de transforma-la em uma educação de qualidade. Evidenciamos as políticas publicas que buscam esta melhoria na qualidade, além de definir conceitos e apontar os caminhos para efetivar a qualidade na educação.
Palavras Chaves: qualidade, efetividade, relevância e educação.
INTRODUÇÃO
O tema qualidade na Educação tem sido amplamente discutido por profissionais da educação em toda parte e em todo o tempo. Teóricos da educação, pais, alunos, mídia, órgãos públicos e particulares discutem, estudam e debatem constantemente sobre o déficit da educação brasileira.
O presente artigo tem foco na discussão das políticas publicas da educação brasileira, os indicadores de desenvolvimento da educação e os caminhos por quais a educação deve seguir.
CONCEITOS
A qualidade tem encontrado várias definições, entendemos que qualidade é a idéia de algo bem feito que significa perfeito e completo dentro da expectativa da sociedade. Fala-se, por exemplo, de qualidade de vida, da qualidade da educação, da qualidade no atendimento. A qualidade que vamos tratar é a da educação, portanto é necessário que tenhamos conhecimento de outras palavras que a envolvem como: eficácia, eficiência, efetividade e relevância.
A eficácia, segundo Sander “é o critério institucional que revela a capacidade pra alcançar as metas estabelecidas ou os resultados propostos”. Sendo assim, é a característica de quem se preocupa em conseguir bons resultados e costuma ir um pouco além da eficiência.
A eficiência, segundo Sander “é o critério econômico que revela a capacidade