Pedagogia do Lazer
CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA
PROJETO DE PESQUISA
Autor (a): Andrêssa Bianca Queiróz de Souza
Título do Projeto:
Como o judô pode ajudar no desempenho escolar dos alunos?
Projeto de pesquisa apresentado como requisito parcial à obtenção da nota em Pesquisa aplicada à Educação Física. Prof. Jorge Fernando Hermida.
JOÃO PESSOA, SETEMBRO DE 2013
Sumário
Introdução3
Referencial teórico4
Objetivo6
Geral
Específico
Metodologia7
Cronograma8
Referências
Introdução
O judô é uma arte marcial criada no ano de 1882, por Jigoro Kano em Tóquio, no Japão. Esta arte marcial tem como principais objetivos fortalecer o físico, a mente, a disciplina e o espirito como um todo, além de desenvolver técnicas de defesa pessoal. A disciplina dos seus atletas pode ser um forte aliado na aprendizagem das demais disciplinas da grade curricular pois, com a disciplina adquirida no esporte o aluno tende a focar mais nas aulas e com isso, poderá aprender mais.
Esse tema tem como importância mostrar que a arte marcial não foi feita para brigar na rua, que a arte marcial foi feita com o intuito de manter a disciplina dos seus atletas. De acordo com Shiozawa (1999 apud Souza & Fachin, 2012, p1): “o aluno que pratica judô aprende que se deve ceder para vencer, cair para se levantar, dentre outros preceitos que são aplicados na luta e na vida”.
Referencial teórico
O judô é uma arte marcial que foi criada no Japão durante o século XIX, pelo professor de educação física Jigoro Kano, com o objetivo de criar uma técnica de defesa pessoal, com o intuito de desenvolver o físico, o espírito e a mente. Jigoro Kano conseguiu reunir no Judô, a essência de outros estilos de lutas que eram praticados durante o século.
O judô foi considerado um esporte no Japão após os