Pedagogia da Pergunta
Disciplina: Filosofia
Professor: Fátima
PEDAGOGIA DA PERGUNTA
Santa Luzia, 16 de abril de 2013.
Apresentação
Pensar em competência significa viabilizar o fazer e é isto que deve aparecer como preocupação no planejamento do ensino, onde a grande mudança seria o foco do processo do ensino - aprendizagem, que deixaria de estar centrado no docente, ou seja, no ensinar para passar a estar centrado no discente, ou seja, no aprender...
Ao se pensar no processo ensino - aprendizagem centrada no aprender deve-se ter consciência das exigências básicas para se ensinar.
O autor inicia sua obra, analisando os vários aspectos importantes relacionados com a qualidade cognitiva e social da educação. Ele afirma que o processo educacional, a melhoria pedagógica e o compromisso social têm que caminhar juntos, e que um bom ensino da parte dos docentes não é sinônimo automático de boa aprendizagem por parte dos alunos, ou seja, que há uma pressuposição equivocada de que uma boa pedagogia se resume num bom ensino.
Pedagogia da pergunta
Que a escola não deve ser concebida como simples agência repassadora de conhecimentos prontos, mas como contexto e clima organizacional propício à iniciação em vivências personalizadas do aprender a aprender. A flexibilidade é um aspecto cada vez mais imprescindível de um conhecimento personalizado e de uma ética social democrática.
O conhecimento virou tema obrigatório. Fala-se muito em sociedade do conhecimento e agora também em sociedade aprendente. É importante saber decodificar criticamente e encarar positivamente o desafio pedagógico expressado numa série de novas linguagens.
Toda educação implica em doses fortes de instrução, entendimento e manejo de regras, e reconhecimento de saberes já acumulados pela humanidade. Embora importante essa instrução não seja o aspecto fundamental da educação, já que este reside nas vivências personalizadas de aprendizagem que obedecem à coincidência