Pedagogia crítco-social dos onteúdos

997 palavras 4 páginas
Análise Linguística do Texto “Direito a Lazer”
Por Márcia da Silva Oliveira dos Santos

Introdução
O presente estudo propõe uma análise linguística textual, do texto informativo “Direito a Lazer” de Beatriz Rey. O trabalho da ênfase na coerência e coesão textual linguisticamente e semanticamente, um breve conceito de ambos para uma melhor percepção; a coerência textual têm ação de qualidade ou atitude coerente e, harmonia entre ideias ou acontecimentos. Logo a coesão textual nos remete a união íntima das partes de um todo; a conexão é marcada por concordância e união dos elementos linguísticos (conectivos).

Fundamentação Teórica
Através do que foi proposto o trabalho terá embasamento nos “Elementos de Referência” que são: “Itens da língua que, em vez de serem interpretados semanticamente pelo seu sentido próprio, relacionam-se a outros elementos necessários à sua interpretação”. (KOCH e FÁVERO, 2008. p. 9).
E nos “Os princípios de textualidade”, “um conjunto de princípios que, juntamente com a coesão e a coerência pode contribuir para tornar um texto linguisticamente melhor organizado e mais convincente”. (XAVIER, 2010. p. 12); a análise linguística do texto de Beatriz Rey “Direito a Lazer” terá estes escritores (acima) como fundamentação teórica.

Análise Linguística Textual
“Direito a Lazer”, de Beatriz Rey, é um texto simples, curto e de clara compreensão, há coerência e coesão, a sua ideacional (ideia central) é o Direito de Brincar e Dormir das Crianças Chinesas. O texto tem função de informar aos leitores da revista “Educação” que a China aderiu a Lei de Proteção a Menores, através da análise linguística textual percebe-se que a ideia central tem efeito em todo o texto, no decorrer de cada parágrafo.
Mostra em parágrafos que o país não aderiu só ao Direito de dormir e brincar, e sim a um pacote de benefícios, o texto de Rey tem coerência textual, porque requer muito da retomada, ou melhor, continuidade ou repetição da ideia, com isto a

Relacionados