Pedagoga
Resumo: Este trabalho tem como objetivo apresentar as dificuldades de aprendizagem diante de uma das dificuldades conhecidas hoje e com repercussão na atualidade, o Transtorno do Deficit de Atenção com hiperatividade TDAH. Os professores são os mais importantes no processo de identificação e descoberta desses problemas; porém, por não possuírem formação específica para fazer tais diagnósticos, que devem ser realizados por médicos, psicólogos e psicopedagogos seu papel restringe-se a observar o aluno e auxiliar seu processo de aprendizagem dando-lhe oportunidade de descobrir suas potencialidades.
Palavras-chave: TDAH. Dificuldade de Aprendizagem. Escola.
Introdução
O transtorno do deficit de atenção com hiperatividade TDAH é um problema de ordem neurológica que traz consigo sinais evidentes de inquietude, desatenção, falta de concentração e impulsividade. Vêem hoje muitas crianças sendo rotuladas com distúrbio de deficit de atenção, porque apresentam agitação, nervosismo e inquietação, fatores que podem advir de causas emocionais. É muito importante que esse diagnóstico seja feito por um médico e por outros profissionais capacitados. Esse transtorno, que prejudica a criança e impede que sua infância seja alegre e feliz e que ela mesma possa aprender as coisas simples da vida, perturba as fases de seu crescimento psicológico, angustia sua família, atrasa seu desenvolvimento escolar e, especialmente, faz com que essa criança se julgue diferente de seus colegas.
O objetivo desta pesquisa é conhecer esse problema, fazendo um levantamento dos estudos realizados por vários autores sobre esse transtorno e podem hoje contribuir para que o indivíduo possa levar uma vida normal. Busca-se também entender o que é o TDAH, o que é preciso para diagnosticar uma criança, conhecer os sintomas. Dessa forma, serão apresentados alguns recursos que o professor e a escola