pedagoga
A Reescrita de Textos
A reescrita é uma atividade que coloca o foco do aluno na textualização, em si, e não na produção de conteúdo temático. Isso porque nesta atividade o aluno já conhece o texto, sendo que a sua tarefa é reescrevê-lo, recontar por escrito o conteúdo – que pode ser um conto, uma fábula, por exemplo – conhecido.
Para reescrever o aluno precisa, portanto, recuperar o conteúdo, considerando a organização dos fatos/episódios/acontecimentos/informações – de acordo com o gênero do texto que será reescrito - tal como apresentado no texto conhecido, inclusive a sua ordem sequencial, articulações e relações estabelecidas.
Se pudéssemos fazer um quadro que caracterizasse a atividade de reescrita, poderia ser assim organizado:
atividade de reescrita de textos
Por que é importante realizar uma atividade de reescrita?
1. Porque é possível aprender sobre linguagem escrita antes de saber grafar a linguagem (organização interna dos textos; recursos de linguagem literária; características da linguagem escrita como um todo).
2. Porque essa é uma atividade que permite que o foco do trabalho do aluno seja no processo de textualização, uma vez que o conteúdo – assunto, tema – do texto já está definido. O aluno, nesse caso, não precisa produzir – criar ou pesquisar – o conteúdo temático, concentrando seus esforços em redigir o texto, em organizar o enunciado.
Além disso, deixa o aluno mais livre para prestar atenção em recursos linguísticos e discursivos utilizados no texto fonte, criando a possibilidade de apropriação dos mesmos e utilização no texto pessoal.
3. Para modelizar procedimentos de textualização – quando a atividade for realizada coletivamente como ditado ao professor.
4. Para possibilitar ao aluno a prática dos procedimentos de textualização, como: a planificação do