Pedacogico
2724 palavras
11 páginas
O PROBLEMA PEDAGÓGICOPedagogia é uma palavra de origem grega que significa “arte de guiar a criança” e geralmente é usada como sinônimo de “ciência da educação”. A educação é um dado de fato que nunca deixou de existir.
O fenômeno da educação é tipicamente humano: exigência fundamental do homem. Somente o homem pode e deve educar-se. No mundo animal é possível, no máximo, um adestramento.
PREMISSA:
A pedagogia é, pois, uma teoria prática, isto é, uma teoria que tem por objeto refletir sobre sistemas e procedimentos de educação com o fim de avaliar seu valor, com isto iluminando e dirigindo a ação dos educadores.
.
Em primeiro lugar, porque seria temerário abandonar a educação exclusivamente ao instinto e à tradição. Em segundo lugar, porque o próprio pensamento, procurando explicar a existência do homem e seu compromisso ético, necessariamente, teve de se encontrar com a realidade educativa.
1. AUTONOMIA DA CIÊNCIA PEDAGÓGICA E
INTERDISCIPLINARIDADE:
Existem, ainda hoje, duas posições opostas no que diz respeito às relações entre pedagogia e filosofia: aquela que identifica as duas ciências, considerando a pedagogia um mero apêndice da filosofia e aquela que, pelo contrário, nega qualquer discurso filosófico no âmbito da pedagogia.
O moderno pensamento pedagógico cunhou a expressão revolução copernicana da educação, para indicar a substancial mudança ocorrida nas relações entre educador e educando, .
2. ASSUNTO E FINALIDADE DA PEDAGOGIA:
O sujeito da educação é, por conseguinte, o próprio educando, como ser ativo, pessoal e original: o homem. Portanto, o assunto da educação é o homem, mas ele é também pessoa, na medida em que realiza a própria personalidade. O homem não é determinado (ao menos não totalmente) por sua estrutura original, por sua essência, mas pode também melhorar, piorar ou, de qualquer modo, mudar. Por isto, pode-se dizer: a educação dura por toda a vida; deve ser permanente.
3. ASPECTOS FUNDAMENTAIS DA
PEDAGOGIA: