PEA _autismo
1439 palavras
6 páginas
PERTURBAÇÕES DO ESPECTRO DO AUTISMO2013-2014
INTRODUÇÃO
As Perturbações do Espectro do Autismo (PEA) consistem numa perturbação acentuada do neurodesenvolvimento e manifestam-se através de dificuldades ao nível da comunicação, interação, associadas à dificuldade em utilizar a imaginação, em aceitar mudanças nos hábitos e à apresentação de comportamentos estereotipados e limitados. Estas perturbações acarretam um défice na destreza do pensamento e um modo de aprender diferente, que comprometem, em especial, a convivência (interação social) e a comunicação do indivíduo com o meio (Jordan, 2000).
INTRODUÇÃO
Alguns investigadores (e.g., Oliveira, 2005; Handleman & Harris, 2006, citados por Gonçalves, A. et al., 2008)
apontam que esta perturbação demonstra uma origem multifatorial;
Estas variações caraterizam-se por uma tríade de défices (Wing, 1979);
Reconhecer esta variabilidade de combinações, perceber as suas diferentes necessidades individuais: dado que não existem duas pessoas afetadas da mesma forma (Ferreira, 2011).
INTRODUÇÃO
As dificuldades de desenvolvimento manifestadas por sujeitos com PEA não são apenas consequências do seu problema central, isto é, da perturbação, mas também do modo como estes são aceites e recompensadas pelo meio ambiente – abordagem bioecológica;
A escola não deve ser discriminatória, mas sim inclusiva - promover encontros, interações sociais, de maneira
a que as suas habilidades, supostamente mais limitadas, se desenvolvam devido ao meio físico, mas principalmente social, existente na sala de aula (Ferreira, 2011).
DIAGNÓSTICO
O Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders V (DSM-V), segundo a American Psychiatric
Association, classifica as PEA com um conjunto de perturbações, com um quadro de diagnósticos específicos; diagnósticos que partilham alterações numa das três áreas identificadas por Wing. (1979);
O DSM-V pretende descrever o funcionamento da pessoa e por esse motivo, estabelece alguns