Case Sr Luis Bento
22/05/2015
Mini case: Sr. Luís Bento
Hoje é um dia importante para o Sr. Luís Bento! Se correr bem, 50% do objetivo da sua empresa de reparações automóveis para veículos de luxo é atingido com um único contrato! Trata-se de uma oportunidade que não quer desperdiçar.
O cliente em causa é um prestador de serviços, que aluga veículos, com ou sem motorista para eventos, como casamentos. Atualmente tem 25 veículos, que foram todos adquiridos pessoalmente pelo Sr. Eng. Mário Botas. Como administrador de veículos motorizados e engenheiro mecânico de formação, este potencial cliente valoriza um serviço personalizado, profundos conhecimentos técnicos e total ausência de erros.
Os dois empresários pretendem negociar um acordo visando a manutenção dos veículos. O Sr. Eng. Mário Botas começa a negociação dizendo que pretende revisões trimestrais, a um determinado valor unitário. Para ele, o contrato teria a duração de um ano, renovável se tudo corresse bem. Claro que, para ele, ao mínimo problema, cessaria imediatamente toda a relação comercial entre as duas partes!
Trata-se de uma negociação extremamente importante para ambos: para o Sr. Luís Bento porque lhe trará maior faturamento, estabilidade e prestígio; para o Sr. Eng. Mário Botas porque trará qualidade no serviço que ele presta aos seus clientes. Consequentemente, tudo precisa ser bem negociado.
1) Identifique as informações que os dois negociadores têm para se reunir.
Ambos os senhores poderão se beneficiar nesta negociação. Para o senhor Luís, terá serviço certo se tudo ocorrer conforme combinado. Para o senhor Mário, ele terá tranquilidade na qualidade no serviço que estará oferecendo a seus clientes. Um precisa do outro neste caso.
2) A negociação é dividida em 3 fases (planejamento, execução e controle) pensando nestas fases e suas etapas monte o processo de negociação para o Sr. Luís Bento. Para isto, será necessário:
2.1) Conceituar cada etapa.
Planejamento: deve haver