OBJETIVO
Aplicar conceitos básicos de termoquímica: entalpia de formação duma substância, entalpia de reação e capacidade calorífica. Determinar experimentalmente os calores de reação de duas reações: a neutralização de NaOH com HCl e a dissolução do KCl cristalino em água.
INTRODUÇÃO
A termodinâmica, o estudo das transformações da energia, baseia-se em duas leis naturais. A primeira lei preocupa-se em acompanhar as variações de energia e permite o cálculo da quantidade de calor que uma reação produz. A segunda lei explica porque algumas reações ocorrem mas outras não. Em termodinâmica, o universo é formado por um sistema e sua vizinhança. Um sistema aberto pode trocar matéria e energia com a vizinhança, um sistema fechado só pode trocar energia e um sistema isolado não troca nada.
O calorímetro usado na prática consiste em um copo envolto em esferovite. A esferovite é um bom isolante térmico o que permite considerar que o sistema (copo + solução em estudo) se comporta como um sistema isolado (qsistema = 0).
Calor é a transferência de energia que ocorre em consequência de uma diferença de temperatura. Quando a energia é transferida somente na forma de calor, ΔU=q. O calor absorvido/libertado pela solução onde se passa a solução, qsolução, e pelo calorímetro, qcalorímetro, traduzido na variação da temperatura do sistema, pode ser medido diretamente utilizando um termômetro.
PARTE EXPERIMENTAL
A prática foi dividida em três partes.
PARTE I: DETERMINAÇÃO DA CAPACIDADE CALORÍFICA DO CALORÍMETRO.
Pesou-se um copo de vidro de 150,0mL para ser usado como calorímetro.
Transferiu-se 50,0 mL de água destilada e aqueceu-se até uma temperatura de 60°C com auxílio de um termômetro. Cuidadosamente colocou-se o copo de água quente dentro de um invólucro de esferovite, isolou o sistema e registrou-se a temperatura com um termômetro em intervalos de 1 min. até a temperatura registrada seja constante.
A seguir, em outro copo