PD Projeto Final
Bacharelado em Ciência e Tecnologia
Vanessa Tinami Tamashiro
Viabilidade de implantação de usina baseada no sistema IGCC no Brasil
Projeto de pesquisa
Santo André – SP
2015
Vanessa Tinami Tamashiro
VIABILIDADE DE IMPLANTAÇÃO DE USINA BASEADA NO SISTEMA IGCC NO BRASIL
Projeto de pesquisa
Projeto de pesquisa apresentado à disciplina de Projeto Dirigido, do curso de graduação da Universidade Federal do ABC, como requisito parcial para obtenção do título de Bacharel em Ciência e Tecnologia.
Orientador: Profº. Dr. Sergio Brochsztain
Santo André – SP
2015
Objetivos e hipóteses
Neste projeto, será discutido e analisado a viabilização da implantação do sistema IGCC (Integrated Gaseification Combined Cycle) no Brasil, visando o aumento da eficiência de obtenção de energia elétrica por um processo semelhante aos utilizados em usinas termoelétricas, porém com diminuição dos danos ambientais que estas causam.
Justificativa
No atual cenário hídrico e energético brasileiro, em especial na região sudeste, novas formas de obtenção e utilização desses recursos se fazem necessários. O carvão mineral, apesar de não ter uma parcela expressiva na oferta de energia brasileira (Balanço Energético 2014), aparece como alternativa a ser considerada. Assim, o sistema IGCC empregado em algumas usinas como a Polk Power Station em Tampa (Flórida, EUA) torna-se uma opção energética interessante pois utiliza-se da combinação de duas tecnologias: a de gaseificação do carvão para a produção do combustível syngas (gás de síntese), e a da turbina a gás em ciclo combinado para geração de eletricidade (Collot, 2006), consequentemente, se compararmos com as usinas termoelétricas convencionais, observa-se a diminuição na emissão de gases contribuintes para o efeito estufa e chuva ácida e no consumo de água.
Metodologia
O sistema IGCC baseia-se na queima de carvão para geração de energia, e para tanto, primeiramente será realizada uma