Pcp - planejamento e controle de produção
UNIDADE MINEIROS
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM PRODUÇÃO SUCROALCOOLEIRA
PCP E SISTEMA PRODUTIVO
Daniela Costa Vilela
MINEIROS - 2013
PCP e Sistema Produtivo
As empresas geralmente são estudadas como um sistema que transforma, via um processamento, entradas (insumos) em saídas (produtos) úteis aos clientes. Este sistema é chamado de sistema produtivo.
Um sistema produtivo será tão mais eficiente quando consiga sincronizar a passagem de estratégias para táticas e de táticas para operações de produção e venda dos produtos solicitados.
No sentido de organizar a montagem dos dados e a tomada de decisões com relação a estas atividades escalonadas no tempo, as empresas montam um setor, ou departamento, de apoio à produção, geralmente ligado a Diretoria Industrial, conhecida como PCP (Departamento e Controle de Produção), ou em alguns casos, PPCP (Departamento de Planejamento, Programação e Controle da Produção).
Os sistemas contínuos são empregados quando existe uma alta uniformidade na produção e demanda de bens ou serviços, fazendo com que os produtos e os processos produtivos sejam totalmente interdependentes, favorecendo a automatização, não existindo flexibilidade no sistema.
São necessários altos investimentos em equipamentos e instalações, a mão-de-obra é empregada apenas para a condução e manutenção das instalações, sendo seu custo insignificante em relação aos outros fatores produtivos.
Ex: energia elétrica, petróleo e derivados, produtos químicos de uma forma geral, serviços de aquecimento e ar condicionado, de limpeza contínua, etc.
Os sistemas em massa são aqueles empregados na produção em grande escala de produtos altamente padronizados.
Normalmente, a demanda pelos produtos são estáveis fazendo com que seus projetos tenham pouca alteração no curto prazo, possibilitando a montagem de uma estrutura produtiva altamente especializada e pouco flexível, onde os altos investimentos possam ser