PCP ATPS PRODUÇÃO
No item 5, analisam-se os sistemas ERP – Enterprise Resources Planning. Esta nova geração, além do módulo industrial (MRPII), inclui vários outros aspectos como, por exemplo, contábil, financeiro, comercial, recursos humanos, engenharia etc. Os sistemas ERP são, por isso, denominados genericamente de Sistemas Integrados de Gestão Empresarial.
Uma análise sobre a importância dos sistemas ERP do ponto de vista da estratégia de negócios da empresa e uma prospecção sobre o futuro destes sistemas são apresentadas no item 6. A inclusão de interfaces com clientes e fornecedores, o comércio eletrônico e as tendências do mercado de soluções de gestão empresarial são levantadas neste tópico.Os Sistemas MRPII, durante alguns anos, mantiveram o status de vanguarda (estado da arte) como instrumento de planejamento da produção, principalmente em sistemas de produção intermitente. Nos anos 80, passam a rivalizar com o modelo Just in Time (JIT), introduzido pelos japoneses para controle de estoques na produção automobilística (produção em massa). No item 4, além de uma discussão sobre as potencialidades e limitações do modelo MRPII, faz-se uma breve comparação entre as técnicas MRPII e JIT.
No item 5, analisam-se os sistemas ERP – Enterprise Resources Planning. Esta nova geração, além do módulo industrial (MRPII), inclui vários outros aspectos como, por exemplo, contábil, financeiro, comercial, recursos humanos, engenharia etc. Os sistemas ERP são, por isso, denominados