Pcn de hist. e geo.
Os PCN (Parâmetros Curriculares Nacionais) de História e Geografia considera que o saber histórico escolar reelabora o conhecimento produzido no campo das pesquisas dos historiadores e especialistas do campo das Ciências Humanas, selecionando e se apropriando de partes dos resultados acadêmicos, articulando-os de acordo com seus objetivos. Nesse processo de reelaboração, agrega-se um conjunto de “representações sociais” do mundo e da história, produzidos por professores e alunos. As “representações sociais” são constituídas pela vivência dos alunos e professores, que adquirem conhecimentos dinâmicos provenientes de várias fontes de informações veiculadas pela comunidade e pelos meios de comunicação. Na sala de aula, os materiais didáticos e as diversas formas de comunicação escolar apresentadas no processo pedagógico constituem o que se denomina saber histórico escolar.
Para trabalhar estes conceitos em sala de aula é preciso pensar em três eixos de estudo; o de fato histórico, de sujeito histórico e de tempo histórico. Entende – se fatos históricos aqueles relacionados aos eventos políticos, às festas cívicas e às ações de heróis nacionais. Outra concepção está relacionada a fatos históricos e podem ser entendidos como ações humanas significativas, escolhidas por professores e alunos. Tematizando este conceito é dependendo das escolhas didáticas podem se constituir em fatos históricos as ações realizadas pelos homens e pelas coletividades que envolvem diferentes níveis da vida em sociedade: criações artísticas, ritos religiosos, técnicas de produção, formas de desenho, atos de governantes, comportamentos de crianças ou mulheres, independências políticas de povos.
Os sujeitos história são conceituados como sujeitos individuais que alguma maneira fizeram a diferença durante algum período da história, por decisão política, rebeldia, ações de reis e rainhas etc. Assim são sujeitos de ação