Pcmat
TST
POLIDOR
Camilla
Thatiane
Um trabalhador do polidor deseja aposentar-se (25 anos)
ATIVIDADE
Polimento é todo o procedimento realizado com o intuito de gerar ou reativar o brilho de quaisquer superfícies. Em geral, toda peça natural ou de manufatura, pode ser polida.
Além das melhorias estéticas, no campo industrial, o polimento pode destinar-se ao ajuste de peças, eliminando rebarbas (acúmulo de material resultante dos processos de execução), ciscos (como são chamadas as pequenas partículas de sujeira) e pequenas imperfeições.
RISCOS DA ATIVIDADE – MARMORARIA – SILICOSE
Os ambientes de trabalho contaminados com poeiras representam alguns riscos de doenças ocupacionais para os trabalhadores expostos que não fazem uso de equipamentos de proteção adequados. Entre essas doenças encontra-se a Silicose, doença causada pela inalação de partículas de dióxido de silício cristalino(Si02), que é um elemento encontrado amplamente depositado nas rochas que constituem a crosta terrestre. Por esse motivo, as atividades industriais que envolvem corte ou polimento de rochas constituem fontes potenciais de sílica respirável. A Silicose pode ser gerada por diversas atividades na indústria da construção. No entanto, seus riscos podem ser reduzidos ou até mesmo eliminados/neutralizados por medidas de controle no ambiente e no homem, ou seja, a utilização de equipamentos de proteção coletivas e/ou individuais. Os processos industriais que geram sílica livre respirável devem ser modificados; qualquer poeira que contenha sílica jamais deve ser varrida seca, e os trabalhadores devem sempre utilizar equipamento de proteção respiratória individual, a fim de evitar exposições, mesmo por curtos períodos de tempo. O maior número de casos já encontrados no Brasil é proveniente da mineração subterrânea de ouro. A seguir vem à indústria cerâmica, fundições, atividades industriais mistas e atividades como a escavação manual de poços.