Paz e vida na terra
Vive sequioso, na busca de um manancial onde possa beber a felicidade da vida. Depois de um percurso longo de existência, parece ter a sociedade chegado a um termo de esgotamento que o homem se apresenta anêmico, chagado, infeliz. Desviou-se certamente da trilha destinada a encontrar o verdadeiro sentido da sua existência.
Quantas vidas mal vividas, vazias, lacônicas, depressivas! Quantas vidas sem sentido, carregadas de neuroses e insatisfações! Não é este o homem que Deus quer, nem esta mulher que Deus projetou.
Urge, pois, fazer a pessoa humana voltar a acertar o caminho que possa levá-la a reconstruir-se e ser conforme Deus a arquitetou: íntegra, verdadeira, nobre, feliz. Jesus Cristo expressou esse desejo de Deus: "Eu vim para que todos tenham vida, e vida em abundância".
E uma das palavras que a Bíblia utiliza para expressar a vida sonhada por Deus é a paz. Por isso, a Campanha da Fraternidade prega solidariedade e paz, pedindo um basta à violência, às afrontas contra a dignidade humana, a tudo que desrespeita o homem e a mulher, criados à imagem de Deus. Paz não é só ausência de guerra, mas vida em plenitude, em que a dignidade de filhos de Deus é colocada em primeiro lugar, em todas suas dimensões.
Podemos consultar a história e ela nos mostrará modelos que inteligentemente conseguiram alcançar a plenitude do seu próprio ser, isto é, a realização da própria identidade querida e projetada por Deus.
Entre esses modelos, recordamos Francisco de Assis, o santo cuja mensagem continua atual, conclamando-nos à vida plena, à paz, ao bem. A saudação franciscana "paz e bem" soa vibrante fazendo coro ao apelo da Campanha da Fraternidade.
São Francisco de Assis