Pavões
UNIVERSIDADE SEVERINO SOMBRA
LARA TIBURCIO DA SILVA – 1º PERÍODO
Introdução
A Ordem Galiforme é característica de aves de pequeno a médio porte, robustas, com asas arredondadas e pesando cerca de 250 g até 10 kg. Esta ordem integra 61 gêneros e 215 espécies aproximadamente, que inclui animais domésticos e espécies cinegéticas. As aves galiformes têm distribuição cosmopolita e ocupam uma enorme variedade de habitats.
Pavões
Os Pavões são aves pertencentes da Ordem Galliformes, Família
Phasianidae e Gênero Pavo/ Afropavo.
São aves de grande porte que são como carro-chefe em criação ornamental. Chamativos e elegantes, os pavões são aves de fácil manejo e sua única exigência é o poleiro, que deve ser bastante alto.
São originários do continente asiático (Índia, Sri Lanka, Congo,
Malásia e Paquistão).
Os machos atingem a maturidade sexual aos dois anos e meio, quando a cauda está totalmente formada. O acasalamento ocorre no início da primavera e o ciclo de postura é dividido em duas ou três vezes; em cada período, botam dez ovos.
Pavões
Podem viver de 25 a 30 anos.
Para voar, o pavão precisa correr uma certa distância e seu voo é muito desajeitado e ruidoso.
São aves totalmente territorialistas e quando ameaçados, fogem para as árvores. Ao cair da noite, costumam gritar e na época do acasalamento, seus gritos noturnos se tornam extremamente desagradáveis.
Os pavões não migraram sozinhos, atingiram a dispersão mundial através do homem com interesse financeiro e vem sendo reproduzidos nos mais diversos países até hoje.
Pavões
Existem três espécies originais de pavões: o pavão Azul ou Indiano, o pavão Verde, proveniente de Java, Burma, Indochina e Sião, e o pavão do Congo, que foi descoberto há 50 anos nas florestas do
Congo.
O que quase ninguém sabe é que no mundo ainda existem várias outras espécies de pavão, por causa da expansão que essa ave