Pav lov
Introdução
Teoria Os reflexos condicionados
Conclusão
Referências bibliográficas
Introdução
Pavlov nasceu em 14 de setembro de 1849 em Ryazan onde seu pai, Peter Dmitrievich Pavlov, era um padre da aldeia. Ele foi educado primeiramente na escola da igreja em Ryazan e depois no seminário teológico lá. Inspirado pelas ideias progressistas que DI Pisarev, o mais eminente dos críticos literários russos da década de 1860 e IM Sechenov, o pai da fisiologia russa, foram se espalhando, Pavlov abandonou a carreira religiosa e decidiu dedicar a sua vida à ciência. Pavlov morreu em Leningrado em 27 de Fevereiro de 1936.
Segundo Souza Júnior e Cirino. (2009)
Ivan Petrovitch Pavlov foi um fisiologista que estudou as áreas de fisiologias digestiva, neurológica e dos reflexos exercendo grandes impactos duradouros sobre a ciência mundial em cada uma das áreas que atuou.
Pavlov desenvolveu vários estudos porem o que lhe deixou mais conhecido foi o de reflexos condicionados.
Teoria Os reflexos condicionados
Numa sala com isolamento térmico, visual e acústico, o sujeito experimental, em geral um cão, era colocado sobre uma mesa e preso por correias para que o conservassem numa mesma posição durante o procedimento. De uma fístula aberta na parte inferior do focinho do animal e acoplada a uma das glândulas salivares partia um tubo emborrachado graduado que desembocava num recipiente, também graduado, fixado sobre uma mola bastante sensível. Esta, por sua vez, possuía uma agulha que registrava o gotejamento da saliva num quimógrafo. Na superfície do artefato a agulha registrava os momentos exatos em que havia secreção salivar e no recipiente graduado aferia-se precisamente o seu volume.
O procedimento clássico consistia, inicialmente, na apresentação de um pedaço de carne a um animal experimentalmente ingênuo e privado de alimento. Logo em seguida, permitia-se que o sujeito experimental o