PAULO
HOME
DEPOIMENTOS
HISTÓRIA DA TV NO BRASIL
TV POR ASSINATURA
TELENOVELA
PRODUÇÃO
FALE CONOSCO
A História da Televisão: da sua invenção ao início das transmissões em cores.
AS PRIMEIRAS TRANSMISSÕES
As transmissões por ondas eletromagnéticas, ou seja, por ondas de rádio, as quais chamamos de radiotransmissão, possibilitaram, primeiramente, as transmissões de voz, posteriormente de imagens e nos dias de hoje as transmissões de dados.
Em 1893, no Brasil, ocorre a primeira radiotransmissão da qual se tem notícia.
O padre gaúcho Roberto Landell de Moura realiza, na cidade de São Paulo, do alto da Avenida Paulista para o alto do Bairro de Santana, as primeiras transmissões sem fio, com aparelhos de sua invenção, numa distância aproximada de oito quilômetros, em linha reta, entre o aparelho transmissor e o receptor. Esse acontecimento foi presenciado, inclusive, pelo então Cônsul Britânico em São Paulo, Sr. Lupton. Somente um ano depois, Marconi inicia as suas experiências de radiotransmissão.
Padre Roberto Landell de Moura
Invento de Landell
Como padre, Landell encontra sérias dificuldades perante a Igreja, que não vê com bons olhos seus inventos e é considerado louco por suas idéias, inclusive, por pessoas ligadas ao governo.
Em 1904, o Padre Landell começa a criar o projeto de transmissão de imagens a distância, ou seja, a Televisão.
Talvez isso tenha sido o fator definitivo, juntamente com seu discurso, de que seus inventos pudessem transmitir seus sinais não só entre distâncias na mesma cidade, no mesmo país, mas ultrapassar oceanos e até mesmo possibilitar a comunicação entre planetas.
O "grande prêmio" que recebe é a destruição de seu laboratório por fanáticos religiosos, na cidade de Campinas, São Paulo.
Landell deixou registradas patentes nos Estados Unidos:
Transmissor de Ondas - outubro de 1904
Telégrafo sem fio - novembro de 1904
Telefone sem fio - novembro de 1904 INÍCIO DAS TRANSMISSÕES