Paulo
Em grego “Paulos”, derivado do latim “Paulus” quer dizer pequeno. O nome judaico que recebeu de seus pais era Saulo; no hebreu, “Shaul”, no grego “Saulos”; nascido entre o ano 5 e 10 da era cristã, em Tarso, capital da Cilicia, na Ásia Menor, (At.21:39); em seus inscritos encontramos reflexos de vistas e cenas da sua cidade quando rapaz, dando um nítido controle, com as ilustrações rurais de Jesus, evidenciando que as metáforas, estão ligadas ao cotidiano. Pouco se sabe sobre a família de Paulo, o que se sabe é que tinha uma irmã e um sobrinho (At. 23:16) .
Apesar de receber uma educação subordinada as tradições e as doutrinas da fé hebraica, e de ter pai fariseu (At. 23), ele era cidadão romano, At. 22:28 “Por direito de nascimento”, que implica seu pai ser cidadão romano que deve ter recebido como recompensa de um serviço prestado com destaque á Roma, por esse motivo cresceu sob grande influência da filosofia estóica.
A partir do ano 25d.C. vai para Jerusalém onde frequentou as aulas de Gamaliel, mestre de grande prestigio, o afamado rabino fariseu, onde aprendeu a falar aramaico, hebraico, grego, e latim e que provavelmente conhecedor das Leis.
Por este modo, as suas qualidades pessoais, o preparo intelectual e a relação da família, proporcionou a Paulo um lugar de status na sociedade judaica; tornando-se presidente da execução de Estevão, o protomártir do cristianismo.
Como Tarso era na época um importante centio comercial, e mantinha intensa relação com o comércio de Roma, principalmente com o exército que comprava tendas militares que eram feitas com couro, cujo eram também vendidas e produzidas por Paulo. Porém, de acordo com estudos a tenda produzida por Paulo, seria do tecido de lã, chamado cilício e não de couro, isto porque em geral, os animais eram sacrificados aos deuses