Paulo Ronca
A aula operatória trabalha com a INTERAÇÃO do aluno durante a aula, colocando-o como parte atuante no processo de construção do conhecimento coletivo e individual. Professor Ronca resume a aula operatória em 4 passos básicos: Sondagem, Problematização, Sistematização do Conhecimento e Generalização/Aplicação.
1. Sondagem - é a busca do conhecimento prévio do aluno. Que ideias o aluno traz a respeito do conteúdo a ser dado, que experiências, que habilidades, representações, hipóteses, noções, que conceitos o aluno tem desse conteúdo. Pode haver inclusive trocas das representações entre os pares.
2. Problematização - provoca o desequilíbrio, desperta a curiosidade do aluno, desafia-o, faz querer saber mais sobre o conteúdo. Esta fase é chamada de "conflito cognitivo" por Ausubel. Usar técnicas como: debates, pesquisas, jogos, dinâmica diversas. É a hora do desenvolvimento de algumas habilidades: análise, comparação, comentários, críticas, etc.
3. Sistematização do Conhecimento - é o momento em que o professor "amarra" com o aluno o que ele traz: resumos, sinopses, aula expositiva, fórmulas, etc. O professor organiza as ideias do grupo, construindo o conceito novo.
4. Generalização e Aplicação - é necessário que toda a aula tenha uma aplicação no cotidiano. "De que valem todos os bens da cultura e todos os estudos do universo se o aluno não os endereçar para a melhoria das suas condições de vida?"
,