Inete
A importância do lúdico no processo de aprendizagem no 2º ano ensino fundamental da escola Anselmo José da Silveira
PROBLEMA:
Sabendo-se da grande importância funcional do brinquedo ou da ludicidade na aquisição ou aprimoramento do desenvolvimento psicomotor das crianças, como brincadeiras saudáveis do dia-a-dia das mesmas, por que as brincadeiras não podem ser inseridas no contexto escolar de forma bem organizada para auxiliá-las no processo ensino-aprendizagem?
- Como está sendo desenvolvida a criatividade lúdica no processo ensino aprendizagem na sala do 2° ano ensino fundamental da Escola Municipal Anselmo José da Silveira?
- Como o Brincar contribui para a aprendizagem escolar?
- Quem deve estabelecer os limites entre o brincar e o aprender?
HIPOTESES:
O lúdico além de ensinar a criança de uma forma mais fácil, auxilia na construção do processo de aprendizagem.
A criança através do lúdico se interessa mais nas atividades e nas brincadeiras, desenvolvendo seu lado social, comunicativo.
JUSTIFICATIVA:
O lúdico permite a criança resolver conflitos internos, além de garantir a construção do conhecimento e do desenvolvimento emocional, cognitivo e social.
De acordo com RONCA (1989, p. 27) "O movimento lúdico, simultaneamente, torna-se fonte prazerosa de conhecimento, pois nele a criança constrói classificações, elabora sequências lógicas, desenvolve o psicomotor e a afetividade e amplia conceitos das várias áreas da ciência".
Dessa maneira percebemos a necessidade do professor de pensar nas atividades lúdicas nos diferentes momentos de seu planejamento, ressaltando que o lúdico desenvolve na criança importantes capacidades como: socialização, criatividade, memorização, imaginação e amadurecimento.
OBJETIVO GERAL: Conscientizar os educadores da importância da prática do lúdico em sala de aula , pois assim eles conseguirão alcançar seus objetivos com sucesso. Isto é, fazer com que o aluno aprenda o conteúdo, fazendo o que ele mais gosta: brincando.