Patrícia leitão
Actividade Prático-Laboratorial 1.3 Determinação de constantes físicas, densidade relativa de um sólido Relatório realizado pelos alunos do 10ºA: * Romeu Viana Nº19 * Sebastião Rocha Nº22 * Patrícia Leitão Nº23 Trabalho realizado no âmbito da disciplina de Física e Química A Ano lectivo 2010/2011
Introdução
Algumas propriedades físicas como a densidade relativa, o ponto de ebulição e o ponto de fusão são características de uma substância.
Os valores encontrados para essas grandezas são indicativos do grau de pureza da amostra.
O objectivo deste relatório científico bem como da actividade experimental é determinar a partir da densidade relativa o material de que é feito o objecto e pode-lo identificar, e verificar o seu grau de pureza.
É também um objectivo desta actividade experimental aperfeiçoar a nossa atitude em laboratório, e contactarmos com novo material de laboratório, como é o caso do picnómetro, conhecer as regras para seu correcto manuseamento e constatar a sua utilidade.
A densidade ou massa volúmica, é uma grandeza física que se define como sendo a propriedade da matéria que nos permite conhecer a quantidade de massa existente num dado volume (Ex: ρAluminio=2,7gcm3 isto é, cada cm3 de alumínio tem 2,7g de massa) sendo, portanto, determinada através do quociente entre a massa, m, e o volume, v, do objecto considerado, como sugere a seguinte fórmula: ρ=mv.
Tendo esta definição em conta, podemos inferir que um corpo é mais denso do que outro se ocupar menor volume e tiver igual massa e, de uma forma comparável, um corpo é mais denso se ocupar o mesmo volume e tiver maior massa. A unidade em que é expressa a massa volúmica segundo o Sistema Internacional de Unidades (SI) é o kg/m3, apesar de se utilizar também o g/cm3 para sólidos e líquidos e o g/dm3 para gases. A densidade relativa, d, é uma constante física que estabelece uma comparação entre a densidade de