holic
Uma proposta de planejamento de comunicação www.espm.br/centraldecases
HOLIC
Uma proposta de planejamento de comunicação Preparado por Patrícia Reis, da ESPM-RJ.
Recomendado para as disciplinas de: planejamento de comunicação, atendimento e planejamento, planejamento de marketing e PGE.
Este caso foi escrito inteiramente a partir de informações cedidas pela empresa e outras fontes mencionadas no tópico “Referências”. Não é intenção do autor avaliar ou julgar o movimento estratégico da empresa em questão. Este texto é destinado exclusivamente ao estudo e à discussão acadêmica, sendo vedada a sua utilização ou reprodução em qualquer outra forma. A violação aos direitos autorais sujeitará o infrator às penalidades da Lei. Direitos
Reservados ESPM.
Novembro 2011
www.espm.br/centraldecases
RESUMO
A marca Holic nasceu com uma proposta de oferecer às jovens mulheres das classes média e média alta das grandes cidades uma opção de acessórios alinhados com os desejos de consumo desse segmento. A Holic é uma empresa nova, dirigida por jovens empresárias que querem fabricar bolsas e acessórios para mulheres parecidas com elas. O nome, que em inglês é usado como terminação de palavras para maximizar seu significado, é uma referência ao público jovem que, nessa fase leva tudo aos extremos. A Holic substituiu a marca Eco Souvenir após o resultado de pesquisas com as consumidoras sobre suas percepções em relação a acessórios de moda vinculados às questões da sustentabilidade, o que pode inicialmente parecer ser a contramão da maioria das empresas. A questão que surge é: a partir do posicionamento proposto para a marca, qual estratégia de marketing e comunicação poderá diferenciar essa marca que quer se mostrar carioca, jovem, descolada e que produz e vende acessórios femininos.
O caso apresenta uma proposta de comunicação com foco na identificação de tendências, reforço da cultura local e uma releitura da questão da sustentabilidade.