PATRIMÔNIOS E CONTEPORANEIDADE – FRAGMENTOS

511 palavras 3 páginas
TÉCNICAS RETROSPECTIVAS – PROF FABRICIA
TEXTO PATRIMÔNIOS E CONTEPORANEIDADE – FRAGMENTOS
ALUNO: IVAN FELIPE FERRI DE MENEZES – 6º TERMO – TURMA BF

Arqueologia é a disciplina que estuda a cultura material de sociedades que tem escrita ou não. É um ramo da ciência que possibilita ao pesquisador estudar, conhecer e reconstituir o modo de vida das sociedades coloniais e pré-coloniais.
A palavra ARQUEOLOGIA tem origem grega, em que Archaios significa passado / antigo e
Logos significa ciência / estudo. Somando-se essas duas palavras, podemos definir a
Arqueologia como a ciência que estuda o passado.
A partir dessa ciência, o arqueólogo (pesquisador que estuda a arqueologia) identifica objetos que pertenceram aos povos do passado, como: fragmentos de cerâmica, ferramentas em pedra, instrumentos de caça e pesca restos de alimentos, ossos, restos de habitações, dentre outros achados.
Com base na análise minuciosa desses vestígios materiais é possível obter informações sobre as culturas antigas, reconstituindo aspectos socioculturais e ambientais da vida dessas populações. Essas informações permitirão ao arqueólogo resgatar dados referentes às primeiras formas de organização social e do espaço, da economia, das manifestações culturais e dos aspectos políticos de grupos que ocuparam uma determinada área no passado longínquo (précolonial e colonial).
No Brasil existe mais de 20.000 sítios arqueológicos, o que confirma a presença de uma grande diversidade que aqui vivem desde a pré historia ate os dias atuais. Os jesuítas e suas igrejas que exerceram um papel fundamental na colonização do Brasil é um exemplo.
Algumas pesquisas apresentadas em exposição tinham como objetivo descobrir como viviam os primeiros jesuítas que chegaram ao Brasil e como construíam seus aldeamentos no litoral.
A exposição Fragmentos – A Historia dos Jesuítas a partir da Arqueologia, apresentada entre os dias 18 e de outubro e 31 de dezembro de 2007, encerrou a temporada de

Relacionados