faculdade
Dissertar é o ato de falar sobre determinado assunto, buscando argumentações que levem a alguma conclusão. A dissertação está divida em três partes:
1- Introdução
2- Desenvolvimento
3- Conclusão
A Coerência
Faz cm que o texto tenha sentido para os leitores. Para que se tenha coerência em um texto existem algumas regras:
1- Repetição: o texto deve ter elementos de recoerência
2- Progressão: deve haver no decorrer do texto uma ampliação do sentido constantemente renovada.
3- Não contradição: no desenvolvimento do texto não pode haver nenhum argumento que contradiga o que já foi anunciado anteriormente.
4- Relação: é preciso que os fatos contidos no texto tenham relação entre si.
A Coesão
É um conjunto de recursos por meio dos quais se liga ou ainda se refere a outros. São elementos de coesão:
Conjunções
Preposições
Advérbios
Pronomes
Retomadas de palavras
Repetições de palavras, etc.
Elaboração de um texto dissertativo-argumentativo
Tema: A mídia tem influência direta no processo eleitoral
A mídia é uma importante fonte de informação e conhecimento, mas também dita modas e costumes na vida das pessoas. Ela tem muita influência não somente ao que se relaciona a informação, mas também no que se refere a beneficiar determinados candidatos, influenciando a população a votar em quem eles mostram ser melhores. Isso leva a sociedade a se perguntar o porquê de haver tal influência, podendo chegar à conclusão de que isso ocorre devido a interesses políticos e econômicos da imprensa como um todo.
É notória a influência da mídia na vida das pessoas, mesmo aquelas em que tem um poder aquisitivo maior. Os cidadãos muitas vezes acreditam em meias verdades que os meios de comunicação falam sobre determinado candidato e acabam votando no mesmo achando que ele é o melhor, só porque a emissora “tal” mostra essa imagem em seus noticiários. Isso nos leva a ter dúvidas sobre a credibilidade passada pelos meios de comunicação.
Com o