Patricia froes abdomplas
3821 palavras
16 páginas
294Artigo Original
Protocolo fisioterapêutico para o pósoperatório de abdominoplastia.
Physiotherapeutic protocol for the postoperative plastic surgery of the abdomen.
Rodrigo Marcel Valentim da Silva(1), Afonso Luis Medeiros de Sousa Martins(2), Sara Lídia Cavalcanti Florêncio Maciel(3), Rosemere Alvarenga R. da Cunha Resende(4), Patrícia Froes Meyer(5).
Universidade Potiguar- UnP.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte- UFRN.
Resumo
Introdução: A abdominoplastia é um procedimento cirúrgico que vem sendo muito utilizado na prática clínica de cirurgias plásticas estéticas. Contudo, complicações têm sido observadas como hematomas, infecções, fibrose, hiperpigmentação cutânea e embolia gordurosa. Para minimização desses sinais clínicos e melhora funcional das pacientes a Fisioterapia Dermato-Funcional utiliza diferentes recursos. Objetivo: Investigar o protocolo fisioterapeutico para pacientes submetidos à Abdominoplastia. Método: Trata-se de um estudo descritivo do tipo levantamento de dados. A amostra da pesquisa foi composta por 260 prontuários de pacientes submetidos ao tratamento fisioterapêutico de pósoperatório de abdominoplastia na Clínica Biofisio, nos quais foram coletados dados como: idade, início da fisioterapia, número de sessões, duração do tratamento, técnica cirúrgica e recursos utilizados pelos pacientes no pós-operatório.
Resultados: Evidenciaram que a maioria da amostra era composta por mulheres na fase ativa da vida que iniciaram o pós-operatório fisioterapêutico na fase precoce, realizando de 15 sessões a 30 sessões, iniciando o tratamento em sua maioria do 5° ao 8° DPO, sendo os recursos mais utilizados a drenagem linfática manual e o ultrassom. Conclusão:
Baseado nos dados encontrados nos prontuários e nas possíveis complicações sugere-se um protocolo de tratamento para o pós-operatório de abdominoplastia que obedece às fases de cicatrização dos tecidos biológicos.
Palavras chave: Cirurgia Plástica, Cuidados Pós-Operatório,