Patologias
Bursite
Inflamação da bursa, pequena bolsa contendo líquido que envolve as articulações e funciona como amortecedor entre ossos, tendões e tecidos musculares. Os locais mais afetados são: Ombros, cotovelos, quadris e joelhos. Ela ocorre mais no ombro devido à grande quantidade de bursas ali existentes.
Entre as causas estão possíveis traumatismos e infecções, lesões por esforço, uso excessivo das articulações, movimentos repetitivos, artrite e gota. O paciente sente dor e restrição dos movimentos, podendo haver formação de edema.
Tendinite
A tendinite é uma síndrome de excesso de uso em resposta a inflamação local devido à microtraumas repetidos que podem ocorrer devido a desequilíbrios musculares ou fadiga, alterações nos exercícios ou nas rotinas funcionais, erros de treinamento ou uma combinação de vários desses fatores.
A síndrome ocorre, pois uma demanda contínua é colocada no tecido sem que haja tempo adequado para cicatrização, de forma que a dor e a inflamação continuem.
Os tendões são estruturas fibrosas cuja função é a transmissão da força produzida pelos elementos contráteis e não contráteis, dentro da unidade músculo-tendão. A força é transmitida através do tecido tendão para agir sobre um segmento do osso e produzir o torque (momento de força) sob o segmento em relação ao eixo articular.
• Jogadores de futebol, tenista, professores, trabalhadores braçais, pintores.
Tenossinovite
A expressão Tenossinovite é utilizada usualmente para definir uma inflamação da membrana que recobre o tendão. Esta membrana tem a dupla função de lubrificação e nutrição do tendão, sendo que no seu interior é que ocorre o deslizamento dos tendões, quando da execução de qualquer movimento.
Epicondilite lateral
Epicondilite ou epicondilite lateral é uma inflamação dos tendões do cotovelo, que atinge principalmente os músculos extensores do punho e dos dedos. Também conhecida como cotovelo do tenista.
• Tenistas, dentistas, professores, operários,