Patologias
Osteoporose:
Osteoporose é o afinamento do tecido ósseo e a perda progressiva da densidade óssea e pode resultar de doença, deficiência alimentar ou hormonal ou idade avançada. Exercícios regulares e suplementos vitamínicos e minerais podem reduzir e inclusive reverter a perda de densidade óssea.
Atividades indicadas: caminhar, andar de bicicleta, nadar, correr e, especialmente, exercícios com pesos são fundamentais para manter o tônus muscular e prevenir a osteoporose.
Artrose:
Artrose é a degeneração da articulação, que pode ser causada pelo envelhecimento ou traumatismo. Ela gera sintomas como dor nas juntas e dificuldade em realizar movimentos com a articulação afetada.
Atividades indicadas: São indicados exercícios para manter o movimento das articulações, fortalecimento muscular e condicionamento físico.
Hérnia de disco:
A hérnia de disco ocorre quando todo, ou parte, de um disco na espinha é forçado a atravessar uma parte mais fraca do disco. Isso gera pressão nos nervos vizinhos.
Atividades indicadas: realização de exercícios de alongamento e de exercícios para fortalecer a musculatura abdominal e paravertebral, e postura corporal correta são medidas importantes para prevenir as doenças da coluna.
Escoliose:
A escoliose é um encurvamento da coluna vertebral. A coluna vertebral se encurva no meio ou nos lados.
Atividades indicadas: Natação, ioga, pilates, caminhada, corrida, hidroginástica e, em alguns casos, musculação com acompanhamento profissional.
Cifose:
Cifose é uma curvatura da espinha que provoca arqueamento ou arredondamento das costas, e leva à postura corcunda.
Atividades indicadas: Natação, alongamento e pilates.
Lordose:
A lordose é um aumento da curvatura da espinha. A curvatura lordótica acentuada é chamada de lordose. A lordose tende a fazer com que as nádegas pareçam mais proeminentes.
Atividades indicadas: Natação, pilates, alongamento, musculação com exceção de alguns exercicios, caminhada de baixo