patologias
1. Manchamento do Revestimento
As manchas em revestimentos podem aparecer devido a varior fatores,entre eles estão eflorêscencias,bolor,uso de produtos químicos inadequados,dentre outros.
Eflorêscencia se caracteriza pelo aparecimento de formações salinas sobre algumas superfícies, podendo ter caráter pulverulento ou ter forma de crostas duras e insolúveis em água. Na grande maioria dos casos, o fenômeno é visível e de aspecto desagradável, mas em alguns casos específicos pode ocorrer no interior dos corpos, imediatamente abaixo da superfície.
O fenômeno resulta da dissolução dos sais presentes na argamassa, ou nos componentes cerâmicos ou provenientes de contaminações externas e seu posterior transporte pela água através dos materiais porosos. Se, durante esse transporte, a concentração dos sais na solução aumentar (por perda de água ou aumento da quantidade de sais), eles poderão entrar em processo de cristalização e dar origem ao fenômeno. Ocorrendo superficialmente, essa cristalização dá origem à eflorescência mais amplamente encontrada e visível; se ocorrer internamente ao material, dá origem à cripto-eflorescência, muitas vezes de difícil identificação.
2. Infiltração de líquidos
A infiltração de água acarreta uma série de consequências patológicas:
• corrosão de armaduras,
• eflorescência,
• degradação do concreto e argamassa,
• empolamento e bolhas em tintas,
• Deterioração de madeiras,
• Curtos circuitos
É de grande importancia a impermeabilização para impedir a passagem indesejada de água,fluídos e vapores para evitar esses problemas e os custos de recuperação.
Um tipo de infiltração é o que acontece em muros, as manchas aparecem nos forros, bem junto à parede, a solução para este caso será o capeamento do cimo da parede, que poderá ser realizado com uma cerâmica apropriada, com chapas metálicas ou com telhas cumeeira. Outra forma de vazamento é o tipo de umidade