Patologias
Problemas
Procedimento de Inspeção
1. Fungos e mofo: Verificar se a parede apresenta alteração na cor ou crescimento de fungos ou mofos na superfície.
2. Descascamento da pintura: Verificar as superfícies pintadas e observe se existe descolamento da pintura. E se este se resume à camada de pintura ou se há reboco solto.
3. Manchas Amarelas: Observar se as paredes apresentam manchas irregulares, de cor amarela, sobre as superfícies pintadas.
4. Aparecimento de Bolhas: Observar se a pintura das paredes está lisa ou se apresenta bolhas que estouram quando apertadas.
5. Presença de galerias de cupim de terra: Conhecido como cupim de solo. Sua presença pode ser notada nas alvenarias próximas ao forro e na sua estrutura. Perfurar as peças do forro com um estilete, em diversos pontos, para ver se estão firmes e sólidas. Abra as galerias e verifique se existem cupins vivos e ativos. Verifique a presença de asas e insetos mortos.
6. Fissuras e quebra das molduras em massa: Observar se as molduras não apresentam fissuras ou partes quebradas. Verificar também se as partes em contato com a parede estão integras, principalmente na parte superior.
Procedimentos
COBERTURA
1. Presença de galerias de cupim de terra – Causas: Cupim de solo – Procedimentos: Identificar a origem e extermine o foco. Se necessário substituir as peças, ou parte delas, por outras de madeira similar, observando os encaixes. Imunize todo o telhado – peças novas e antigas.
2. Fungos e Morfo – Causas: Umidade, falta de ventilação e ambientes escuros. Procedimentos: Descobrir a fonte de umidade que está alimentando o dano, bloqueie-a e se necessário substitua as peças afetadas.
PAREDES
1. Fungos e Mofos – Causas: Umidade excessiva e falta de ventilação – Procedimento: Identificar o tipo de problema de umidade que está atingindo a parede e solucione-o. Limpe a parede e substituir o reboco. No caso de paredes com policromia não execute nenhum serviço e procure a