Patologia
A hematopoese, também conhecida como hemocitopoese ou hematopoiese é o processo de renovação celular do sangue por meio de processos mitóticos, pois estas células possuem vida muito curta. Esse processo ocorre nos órgão hemocitopoéticos (ou hematopoéticos).
As primeiras células sanguíneas do embrião surgem muito precocemente, no mesoderma do saco vitelínico. Posteriormente, o fígado e o baço funcionam como órgãos hemocitopoéticos temporários. Entretanto, no segundo mês de vida intra-uterina, já é iniciado o processo de ossificação da clavícula e tem início a formação da medula óssea, que se torna cada vez mais importante como órgão hemocitopoético.
ORIGEM E DIFERENCIAÇÃO DE CÉLULAS HEMATOPOÉTICAS:
Células-tronco são células capazes tanto de diferenciação, para produzir células filhas maduras, como de autorrenovação, que irá sustentar e repopular o reservatório de células-tronco.
As células-tronco têm um papel crítico durante o desenvolvimento no estabelecimento dos tecidos embriônicos e, em alguns casos, são mantidas na vida adulta, onde elas irão atuar na produção de células maduras em sistemas nos quais as células têm vida curta, e também na regeneração de tecidos que foram danificados por injúria ou degeneração.As células-tronco hematopoéticas (CTHs) são as mais extensivamente estudadas. Células sanguíneas maduras são predominantemente de curta duração, o que exige que CTHs sejam renovadas durante toda a vida do indivíduo de forma a produzir progenitores multilinhagens e precursores direcionados a linhagens hematopoéticas individuais.
As CTHs residem como raras células na medula óssea de mamíferos adultos (tipicamente de 0,01% a 0,05%), podendo também circular no sangue periférico, onde sua concentração é ainda menor (~0,001%). Células-tronco hematopoéticas são geradas durante o desenvolvimento, podendo ser encontradas também no fígado fetal e em sangue do cordão umbilical (SCUP).1
ANEMIA POR PERDA DE