Patologia
Eulógio Martinez – Existem evidências suficientes de que infarto é o entupimento agudo de uma artéria do coração por um coágulo, um trombo que se desprende de um ateroma, isto é, de uma placa de gordura que se deposita na parede da artéria e bloqueia a circulação sanguínea. Privada de oxigenação, essa área sofre lesões irreversíveis que caracterizam o infarto do miocárdio. A gravidade desse acidente vascular está proporcionalmente ligada à importância e extensão da musculatura cardíaca que deixou de ser irrigada.
É importante lembrar que pelo coração passam várias artérias, cada uma responsável pela irrigação de determinado setor da musculatura. O infarto é o entupimento abrupto de uma delas. Se for uma artéria que irriga uma zona menos expressiva, o infarto trará pequenas consequências; se for uma artéria que irriga uma grande área, as consequências poderão ser catastróficas.
É algo semelhante ao sistema de irrigação de uma horta, com diversos canais condutores de água. Se o fluxo de água for interrompido num deles, o dano às plantas será maior ou menor na relação direta do tamanho e importância da região afetada.
GRUPOS DE RISCO
Drauzio - Como orientação geral, que sintomas indicam a necessidade de procurar imediatamente socorro médico?
Eulógio Martinez – Fumantes, hipertensos, diabéticos, pessoas com níveis altos de colesterol, ou com antecedentes de familiares próximos que tenham sofrido infarto antes dos 55 anos constituem grupo de risco e demandam maior cuidado. Por isso, devem ter acompanhamento médico permanente e informações precisas sobre as atitudes a tomar diante de uma situação em que haja possibilidade da ocorrência de infarto.
SINTOMAS
Drauzio - Quais os principais sintomas do infarto?
Eulógio Martinez – O sintoma clássico do infarto é uma dor violenta (os pacientes referem-se, com frequência, à sensação de morte iminente), pressão na parte anterior do tórax, na altura