PATOLOGIA CERTO
Universidade do Estado de Minas Gerais
Faculdade de Engenharia de João Monlevade¹
Alisson Alves¹, Carolina Cordeiro ¹, Jaqueline Oliveira¹, Jéssica Santiago¹, Lucas Pires¹
Resumo
Este trabalho tem como objetivo discutir possíveis diagnósticos, prognósticos, soluções de recuperação e manutenção em marquises ,um tipo de estrutura de concreto armado, afim de garantir a segurança e a funcionalidade desse sistema estrutural. O estudo envolveu um caso real de patologia em marquise na cidade de João Monlevade.
Palavras Chave: marquise, patologia, concreto armado.
Abstract
This paper propose debate possible diagnosis, forecasts, recovery solutions and maintenance in marquees , one reinforced concrete kind, in order to ensure the security and functionality of this structural system. The study involved a real case of pathology in marquees on the city of João Monlevade.
Key words: marquees,phatology, reinforced concrete.
As marquises surgiram na condição de proteger os pedestres contra o risco da queda de objetos de grande altura. Em épocas atrás era uma obrigatoriedade, porém hoje se tornou parte da cultura e estética nas construções.
Ao se analisar uma estrutura de concreto armado com anormalidades deve-se identificar a origem e a causa das patologias.
A marquise analisada se classifica conforme sua existência e posição das vigas em marquise com laje simples em balanço.
A patologia em estudo se classifica como uma causa extrínseca ,são essas que dependem da composição externa do concreto, ou seja, ocorrem de fora para dentro, estando relacionadas a ações físicas : atuação das intempéries. Não descartando as falhas ligadas ao processo de execução e projeto.
MARQUISE COM LAJE SIMPLES EM BALANÇO
As marquises com laje simples em balanço são indicadas para pequenos balanços, com no máximo 1,80 metros, possuindo geralmente um engaste com a laje interna, a armadura principal é a negativa e transversal, não sendo