Atps de Movimentos Sociais
Movimentos Sociais
Prof. Professora Ma. Edilene Xavier
Edilma Jarcem de Oliveira – 357416
Karen Joyce Araújo Vieira - 365698
Mirian Santos Silva - 372901
Neli Maria Teodózio - 354934
Taylana Fernandes de Freitas Pereira – 354172
Campo Grande, MS
2015
Introdução
Este trabalho tem como tema os movimentos sociais, onde iremos nos debruçar em primeiro lugar, sobre a definição deste conceito, já que não é possível falar sobre algo que não sabemos o que é. Em seguida, iremos focar nos Movimentos Sociais e suas Redes de Mobilizações Civis no Brasil Contemporâneo. Abordaremos também, os tipos de movimentos sociais existentes, o que é democracia e a democracia participativa a partir dos movimentos sociais. Também falaremos sobre as mobilizações sociais e as ações na contemporaneidade, todos esses assuntos identificam um problema, determinam que as partes responsáveis não estão agindo de forma adequada e, portanto, decidem agir, por eles mesmos. Para serem mais eficientes, os participantes estruturam as suas atividades, em organizações de movimento social.
LIVRO - Movimentos Sociais e Redes de Mobilizações Civis no Brasil Contemporâneo de Maria da Glória Gohn.
Os movimentos sociais é a união de diversas organizações estruturadas politicamente com o objetivo de defender interesses comuns para benefício próprio. Esse processo necessita de uma organização muito bem estruturada e precisa ter uma gama de recursos e pessoas com verdadeiro interesse na ação estipulada. Com base em leituras feitas no livro Movimentos Sociais e Redes de Mobilizações Civis no Brasil Contemporâneo – de Maria da Glória Gohn observamos a mudança que os movimentos sociais sofreram seguindo a sociedade civil e suas mutações naturais.
Na primeira parte do livro são fundamentadas as modificações sofridas pelos movimentos sociais ao longo dos anos. Sabe-se que em outras épocas, no Brasil esses embates realizados pelos movimentos