PAST
Alunos: Joel Amaral, Maria Michelle, Nelmeire Suzart , Paulo Maurício,Ruy Omar,
Viviane Cardoso, Valéria Gomes.
Turma:F
PAST
Programa de atenção à saúde do trabalhador
O trabalho faz parte da vida do homem com tal importância que ocupa não só um grande número de horas do seu dia, como também organiza sua vida e contribui para a formação de sua identidade e subjetividade. É também através do trabalho que participamos da vida social e desenvolvemos um olhar muito particular do mundo.Podemos chamar de trabalho qualquer esforço físico ou intelectual para realizar alguma coisa. O processo de trabalho causa desgaste à saúde do trabalhador,o que muitas vezes traduz-se pelo adoecimento do corpo. No sentido constitucional, o trabalho, além de ser assegurado a todos,a fim de que a possibilite uma existência digna ao trabalhador; é uma obrigação social!
O mundo é um só e é através dessa relação indissociável que os homens transformam objetos e bens, atendendo aos avanços da ciência e das inovações tecnológicas,e tem a sua vida transformada. C om a revolução industrial iniciada em 1848 na Inglaterra , a forma de produzir os bens e produtos necessários a vida humana e a forma de organizar o trabalho mudou muito . Essa mudanças se fizeram sentir na saúde e na vida dos trabalhadores.
Condições de trabalho extremamente precárias determinavam um quadro desalentador,em que o número de casos de doenças e de mortes aumentava dia a dia. Assim, surgiu a necessidade de intervir na sude dos trabalhadores foram sendo organizadas algumas formas de intervir na relação entre o trabalho eu processo de saúde doença. Essa situação sensibiliza apenas os próprios trabalhadores,que conseguiram através de muito esforço,lutas e um longo período de empate, conquistar algumas de suas reivindicações.
Uma das primeiras conquistas do trabalhador foi a medicina do trabalho. As empresas deveriam reorganizar em seu próprio ambiente um serviço medico