Passo 2 Desafio Profissional
Introdução
Implantação de uma conceituada gravadora de músicas, a ser implantada num bairro de classe média em uma cidade do interior de São Paulo.
Tendo a mesma, dificuldades de implantação devido as manifestações da associação de moradores, os quais alegaram que trará transtornos ao bairro.
Considerando as reivindicações dos moradores, os argumentos alegados pela gravadora em se instalar neste local e a obrigação da prefeitura de fiscalização e liberação da obra propondo assim uma negociação, visando benefícios para ambas as partes.
Passo 2
Conforme modelo de Jung, as características e táticas usadas na negociação são:
• Estilo restritivo, cujas características são: Mão cooperativa, age de acordo com seus interesses e tem como táticas usadas na negociação: coerção, medo e ameaça;
• Estilo ardiloso, cujas características são: cuidadoso, acredita que o contato entre os negociadores deve ser evitado. Tem como táticas abstenção, adiamento e atraso;
• Estilo amigável, cujas características são: simpático, acredita no relacionamento de confiança. As táticas usadas são: cordialidade e paciência;
• Estilo confrontador, cujas características são: cooperativo e questionador. Busca a equidade e o acordo global de acordo com as circunstâncias dadas.
Com base nos estilos mencionados acima (conforme o modelo de Jung), podemos afirmar que: O Sr Carlos Henrique (Líder da Associação dos Moradores do Bairro) se enquadra no estilo restritivo, visto que, o mesmo é difícil de negociação, tem suas convicções com relação a possíveis problemas que poderão ser ocasionados devido a instalação da gravadora no bairro e usa isso como argumentos para impor medo e ameaça a outra parte da negociação.
O Sr Jorge Andrade (Gerente de Negociação e Porta Voz da Gravadora) se enquadra no estilo confrontador, pois tem a habilidade em negociar de forma a cooperar e buscar equilíbrio para que ambas as partes saiam ganhando.