PASSO 1, PESQUISA SOBRE: Introdução a organização e arquitetura de computadores
Introdução a organização e arquitetura de computadores
Um computador é uma máquina eletrônica lógica programável .
Memória: Conjunto de posições/locações endereçáveis • Palavras: Posição/locação da memória. Contém dados e instruções.
• Palavra: Unidade básica de transferência de/para memória.
• Palavras são localizadas através de um endereço
• Dados, instruções e endereços são codificados em binário.
A Arquitetura de Computadores é o projeto conceitual e fundamental da estrutura operacional de um sistema computacional. Ela é o estudo dos requisitos necessários para que um computador funcione e de como organizar os diversos componentes para obter melhores desempenhos.
Como computador entendemos qualquer tipo de dispositivo capaz de receber uma entrada e que retorna uma saída após realizar uma série de operações com base nos valores recebidos e armazenados. Existem vários tipos de computadores. Uma das formas de Arquitetura de computadores pode ser definida como a estrutura e a organização dos hardwares e se refere ao funcionamento interno do computador, e como está organizada.
Componentes de um sistema de computação.
Um computador é um sistema de muitas partes funcionando em conjunto. As partes físicas, que você pode ver e tocar, são denominadas coletivamente hardware. (O software, por outro lado, se refere às instruções, ou programas, que dizem ao hardware o que fazer.)
Unidade de sistema
A unidade de sistema é o núcleo de um sistema de computador. Normalmente, é uma caixa retangular colocada sobre a mesa ou embaixo dela. Dentro dessa caixa estão os componentes eletrônicos que processam as informações. O mais importante desses componentes é a CPU (unidade de processamento central) ou microprocessador, que atua como o "cérebro" do computador. Outro componente é a memória RAM, que armazena temporariamente informações utilizadas pela CPU