Passagem de plãntão
Daniela Sandano
Erica
Eliana Pereira
Magda Vieira
Renata Aquino
PASSAGEM DE PLANTÃO
São Paulo
2012
INTRODUÇÃO Utilizada pela enfermagem como mecanismo de assegurar a continuidade da assistência prestada, a Passagem de Plantão é uma atividade fundamental para a organização da rotina do cuidar. Nela estão inseridas as informações referentes ao estado do paciente, o tratamento realizado, as possíveis intercorrências e o que mais merecer atenção por parte da equipe de saúde.
O código de ética dos profissionais da enfermagem dispõe, no artigo 16 da seção I das relações com a pessoa, família e coletividade, dentre as responsabilidades e deveres desses profissionais:
Art.16 – “Garantir a continuidade da assistência de enfermagem em condições que ofereçam segurança, mesmo em caso de suspensão das atividades profissionais decorrentes de movimentos reivindicatórios da categoria”
O artigo 41da seção II com os trabalhadores de enfermagem, saúde e outros, dispõe entre as responsabilidades e deveres desses profissionais:
Art.41 – Prestar informações escritas e verbais, completas e fidedignas necessárias para assegurar a qualidade da assistência.
PASSAGEM DE PLANTÃO
DEFINIÇÃO: Entrega ou troca de turno é uma pratica realizada pela equipe de enfermagem com a finalidade de transmitir informação objetiva, clara e concisa, sobre os acontecimentos que envolvem a assistência direta ou indireta ao paciente durante um período de trabalho, bem como assuntos de interesse institucional.
OBJETIVO: Exigir de todos os profissionais de enfermagem a sistematização de sua dinâmica a fim de poder ser realizada no menor tempo possível, dentro dos limites preconizados pela instituição, sem comprometer a qualidade das informações que são transmitidas. Fazer-se necessário o envolvimento de toda a equipe de enfermagem, favorecendo o comprometimento de todos, buscando garantir a qualidade e a continuidade da assistência.
RECOMENDAÇÕES PARA PASSAGEM DE PLANTÃO
*