passagem da luz do ar para água
O ar não é o único meio transparente que permite a propagação regular da luz, há também muitos outros como a água, o vidro, a glicerina, o diamante etc. É natural que a luz se comporte demaneira diferente quando ela se propaga nesses meios, principalmente no que diz respeito à sua velocidade de propagação.
O fenômeno da refração ocorre quando a luz faz a sua passagem de um meiotransparente para outro meio transparente diferente. As consequências dessa passagem são a mudança da velocidade de propagação da luz e, nas incidências oblíquas, um desvio na sua trajetória.
Essa mudançana trajetória da luz durante a refração é responsável por diversos fenômenos interessantes, como por exemplo, o fato de, quando olhamos para o fundo de uma piscina com água, esse fundo estaraparentemente mais próximo se comparado com a piscina vazia. Também podemos citar as lentes e os prismas, instrumentos que utilizam o fenômeno da refração.
A passagem da luz do ar para água e vice-versa
Raio Incidente.Raio incidente é o raio que atinge determinada superfície e raio refletido é o que a superfície consegue refletir.A reflexão de luz a partir de uma superfície de tal forma que umraio incidente se reflete em muitos ângulos em vez de em apenas um ângulo tal como no caso de reflexão especular. Uma superfície difusa ideal iluminada refletindo terá igual luminosidade de todas asdireções em torno da superfície.
Uma superfície construída a partir de um pó não-absorvente, tais como gesso, ou a partir de fibras, tais como papel, ou a partir de um materialpolicristalino tal como mármore branco, reflecte a luz difusa com grande eficiência. Muitos materiais comuns exibem uma mistura de reflexão especular e difusa.
Desde o século 19 já se sabia que a luz é uma forma de onda que se propaga com alta velocidade. Mas, essa velocidade depende domeio por onde a luz está se propagando. No ar, a velocidade da luz é quase 300.000 quilômetros por segundo. No interior de um vidro transparente ela