Pascal, c e php
Pascal
É uma linguagem compilada (acadêmica e não-proprietária) de alto nível e de programação estruturada, com regras bastante rígidas criada nos anos 70 por Niklaus Wirt com a finalidade simultânea de ensinar programação estruturada e também para ser usada em sua fábrica de software. Esta linguagem acabou originando diversos dialetos podendo ser considerada uma família de linguagens de programação. Destacando-se o Turbo Pascal criado na década de 80.
Para ensinar programação as linguagens utilizadas normalmente são: Pascal, Scheme, C e Fortran. O Pascal possui padrões pela ISO (International Organization for Stardatization) que são o Pascal Standard e o Advanced Pascal já a linguagem C foi padronizada pela ANSI (American Standard Institute).
Quanto à sintaxe a linguagem Pascal foi criada para incentivar a programação modular (compondo assim um programa mais legível com uma melhor manutenção e melhor desempenho) e estruturada (todos os programas possíveis podem ser reduzidos a três estruturas: seqüência, decisão e iteração). (O que possibilita a criação de estruturas simples a partir do uso de sub-rotinas e das funções) facilitando a criação de procedimentos com baixo acoplamento e alta coesão. Sendo compostos de constantes e variáveis globais, procedimentos e funções re-entrantes e um programa principal.
Paradigma: Abstração de dados, programação estruturada, programação procedural
Surgido em 1970, última revisão em 2002.
Estilo de tipagem: forte
Compiladores: Delphi, Free Pascal, GNU Pascal, MIDlet Pascal, Palm & Pascal, Turbo Pascal
Dialetos: Macintosh Pascal, Turbo pascal, UCSD
Influenciada por ALGOL
Influenciou: Ada, Component Pascal, Java, Modula–2, Oberon, Oberon-2, Object Pascal, Oxygene
Dialetos: Macintosh Pascal, Turbo Pascal, UCSD Influenciada por ALGOL Influenciou Ada, Component Pascal, Java, Modula-2, Oberon, Oberon-2, Object Pascal, Oxygene
C
É uma linguagem de programação