Aula 3 Linguagens de programa o
BACHARELADO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO
Introdução a Programação – Aula 3 – 2º SEMESTRE/2013
TEORIA: LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃO
Nossos objetivos nesta aula são:
Compreender o conceito de paradigma de programação
Estudar a organização básica de programas nas linguagens de programação Pascal, C, Java e PHP
Implementar algoritmos desenvolvidos nas aulas anteriores nestas linguagens
A referência para esta aula é o Capítulo 2 (O raciocínio e as formas de resolução de problemas, páginas 47 a 53) do nosso livro-texto:
Piva Jr., D. et al. Algoritmos e Programação de Computadores. Rio de
Janeiro: Elsevier, 2012.
Não deixem de ler este capítulo após a aula de hoje!
Nas nossas aulas anteriores, aprendemos que um algoritmo é, essencialmente, uma sequência finita de passos para se resolver problema. Uma vez que o algoritmo computacional esteja especificado, podemos querer transformá-lo em um programa.
Para se criar um programa, vamos precisar de uma linguagem de programação. Existem cerca de 2400 linguagens de programação catalogadas no mundo todo. Uma descrição da maioria delas pode ser vista no endereço abaixo:
http://en.wikipedia.org/wiki/List_of_programming_languages
Historicamente, podemos considerar que as linguagens de programação surgiram por volta de 1954, sendo a linguagem FORTRAN (Formula Translation), ainda utilizada atualmente para implementar algoritmos de cálculo numérico, considerada uma das mais antigas.
1
A figura abaixo ilustra o surgimento das principais linguagens de programação:
As linguagens de programação são classificadas por paradigmas de programação. Um paradigma de programação define como serão as construções nas linguagens, ou seja, a maneira de se programar.
Existem diversos paradigmas de programação. Como exemplos de paradigmas, tem-se: o Imperativo: baseado em comandos e seqüências de comandos (C, Pascal, FORTRAN,
Algol, COBOL) o Orientado a Objetos: baseado em classes, objetos