Pascal - Procedimentos e Funções
Linguagem de Programação – S1 Eletrotécnica
Linguagem Pascal – Procedimentos e Funções >> Prof. Adriano
Roteiro de Aula:
1. Funções
2. Passagem de Parâmetros
3. Escopo de Identificadores
1. Funções
Funções são estruturas que permitem ao usuário separar o código fonte de seus programas em blocos de linhas de códigos. Sem as funções, o desenvolvimento de grandes sistemas seria praticamente inviável.
Uma função em Pascal tem a seguinte forma geral:
function nome_função (declaração_parâmetros) : tipo_retorno;
{
corpo_da_função
}
O tipo_retorno é o tipo de variável que a função vai retornar (integer, string, real, etc.). A declaração de parâmetros é uma lista com a seguinte forma geral:
nome1 : tipo; nome2 : tipo; ... nomeN : tipo;
Observe que o tipo deve ser especificado para cada uma das N variáveis de entrada. É na declaração de parâmetros que informamos ao compilador quais serão as entradas da função (assim como informamos a saída no tipo_retorno).
O corpo da função é a sua alma. É nele que as entradas são processadas, saídas são geradas ou outras ações são executadas.
Segue abaixo o exemplo de uma simples função na linguagem C que recebe um número e retorna o seu quadrado:
function Quadrado(x : integer) : integer;
{
Quadrado := (x*x);
}
O nome da função é Quadrado, que retorna um inteiro e recebe como parâmetro um valor x, também do tipo inteiro. O corpo da função possui o cálculo que retorna o quadrado no valor x (x*x, x “vezes” x). Segue abaixo exemplo de como utilizar a função Quadrado dentro de um programa:
program TesteFuncao1 uses dos, crt;
function Quadrado(a : integer) : integer; begin Quadrado := (a*a); end; begin num : integer; Writeln("Entre com um numero: "); Readln(num); num := Quadrado(num); Writeln(‘O quadrado do número informado é: ‘, num); end. Segue outro exemplo de uma função que verifica se