ARGILA
PROCESSAMENTO/ FABRICAÇÃO
A ARGILA pode ser encontrada próxima de rios, muitas vezes formando barrancos nas margens é da família dos minerais filossilicatos hidratados.
A argila origina-se da desagregação de rochas, por ataque químico (por exemplo, pela água ou pelo ácido carbônico) ou físico (erosão, vulcanismo ), que produz a fragmentação em partículas muito pequenas. APLICAÇÃO
As argilas possuem diversas aplicações industriais, como: na cerâmica, cimento, abrasivos, isolantes elétricos, térmicos, acústicos, siderurgia, tintas e vernizes, produtos asfálticos, tijolos, azulejos, louças sanitárias, telhas, além do uso no uso de defensivos agrícolas, lubrificantes, cosméticos, sabões, velas e sabonetes
VANTAGENS
Leveza/Baixa Densidade
Aproximadamente 2,5 vezes menor que agregados normais de areia e pedra. Resistência/Durabilidade
Mecanicamente consistente, durável e quimicamente estável, a argila é um material prático, que pode ser estocado sem dificuldade em qualquer obra, por um longo período de tempo.
A argila é livre de qualquer substância que possa ter efeito adverso no cimento ou nas ferragens do concreto
Isolante térmico
Resistência a Altas Temperaturas
Redução de Custo
Economia no concreto e nas cargas de fundações
DESVANTAGENS
A extração da Argila, resulta em impacto ambiental e gera danos à qualidade dos fatores ambientais, como: o desmatamento da vegetação nativa, a poluição do ar, a poluição do solo e a possibilidade de esgotamento da jazida de argila.
PROPRIEDADES
Plasticidade
Contratação na secagem
Hidroplasticidade
Granulometria
Elevada superfície especifica: essa propriedade é muito importante, pois se torna mais reativa.
Sonoridade
Impermeabilidade
Resistência - é a propriedade que as argilas adquirem após a secagem e depois da cozedura, de não sofrer deformações do seu aspecto, resistindo ao calor e à corrosão.
COMPOSIÇÃO QUIMICA:
O